sábado, 22 de novembro de 2014

Aula 02 e 03 - As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento - Patrícia Corsino

Na aula 24/09, nos foi proposto um trabalho para estudarmos mais a fundo sobre o Ensino Fundamental. O professor nos separou em grupos a fim de facilitar a pesquisa e a leitura dos textos. O meu grupo ficou responsável pelo seguinte texto: "As crianças de seis anos e as áreas do conhecimento" - Patrícia Corsino, diga-se de passagem, indico-o para qualquer formando ou formado de pedagogia que ainda não tenha lido. Nesta apresentação, a intenção do meu grupo, foi mostrar um pouco mais sobre o lado da criança na sala de aula. Nós temos um sistema que dita o tempo inteiro sobre como as crianças devem se comportar, como falar, como brincar, como pensar. Nós temos uma educação "pronta" e "regulada" para oferecer. A grande questão é: Como você pode oferecer algo pronto e regulado à crianças totalmente diferentes? E ainda, como você pode oferecer algo pronto e regulado à crianças que você não conhece? Nossa aprendizagem não se tem início, não se limita e muito menos termina na escola. Desde muito antes do período escolar, todos nós passamos por um período de absorção daquilo que nós tivemos contato. Esse contato se torna uma bagagem na nossa vida, e essa bagagem nós levamos para dentro da escola quando se inicia o processo escolar. Por isso, de acordo com *Pierre Félix Bourdieu, um sociólogo francês muito famoso nesse tema, nós temos mentes e rendimentos tão diferenciados dentro de uma mesma sala escolar recebendo os mesmos conteúdos. Essa bagagem que trazemos do nosso meio social se torna altamente influente no nosso processo escolar e colabora para que tenhamos capitais culturais diferentes. Outra questão: Já que temos crianças tão diferentes, com o capital cultural diferenciado, por que não levar em conta suas diferenças? Por que preferimos jogar uma educação "receita de bolo" em vez de conhecermos nossos alunos? Por que não aproveitar as diferenças para as tornarem em igualdades? Um aprendendo com o outro não pode por quê? - Porque fomos estimulados para sermos pedagogos preguiçosos. Pedagogos que não se preocupam em inspirar pessoas, mas que formam crianças para uma sociedade injusta, desigual, onde a elite governa. Que esta apresentação possa alcançar pedagogos e educadores que dormem. Muito mais que assistir uma apresentação de slides sobre crianças, é aprender que devemos nos mudar para mudar o nosso meio.

Um comentário:

  1. Carol, parece que seu blog não foi construído ao longo do semestre... Você concentrou comentários das aulas 02 e 3 postando em 22/11. Depois, vc concentrou os comentários das aulas 6, 7 e 8 no mesmo dia... A construção deveria ser processual... Ademais, as reflexões poderiam ser mais aprofundadas e ilustradas com outros materiais...

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