sábado, 22 de novembro de 2014

Aula 06, 07 e 08 - Reflexão: Prova como avaliação. Certo ou Errado?

Na nossa aula do dia 12/11, tivemos uma incrível experiência com um dos mestrandos do nosso professor Ivan. A princípio, não dávamos nada por ele. Mas depois que ele começou a falar, a descontrair, ficou muito interessante. A discussão ficou rodeada pelo seguinte tema: Prova como avaliação? Certo ou errado? Essa foi a pergunta que deu início à aula. Eu respondi que, na minha opinião, não temos como afirmar com total certeza se está certo ou errado, porém sabemos que a prova não nos confirma se realmente, de fato, ocorreu o aprendizado. Sendo assim, deveria ser UM DOS meios de avaliação. Alguns professores são mais radicais e são totalmente contra a prova como avaliação, inclusive já exterminaram essa prática da sua docência. Outros, mais flexíveis, ainda fazem uso da prova mais alguma espécie de seminário, ou trabalhos escritos para serem entregues, relatórios, fechamentos de textos, e enfim... Algo muito importante que o mostrando disse foi o seguinte: " a prova, jamais, deve ser usada como uma forma de punição." Será por isso que só o nome prova já faz nosso coração bater mais forte? Nosso psicológico se desestabilizar? Será que fazemos um bom uso da prova como avaliação? Devemos encará-la como algo muito sério. Pois as consequências da prova são muito radicais. É tão perigoso aprovarmos alguém que não aprendeu quanto reprovarmos alguém que poderia ter se saído muito melhor se fosse estimulado. Cuidado! Está nas nossas mãos uma responsabilidade muito grande quanto ao sucesso e ao fracasso escolar de muitas crianças. Minha indicação: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/174/o-professor-posto-a-prova-236301-1.asp

Um comentário:

  1. As avaliações postas no cenário educacional como única ou principal fonte de averiguação da aprendizagem, trazem aos alunos e professores uma grande responsabilidade. Em muitos casos, a avaliação da aprendizagem é deixada de lado, para atender as demandas mercadológicas impostas à escola por meio das avaliações externas. Isso também pode significar que o currículo sofre interferências diretas das avaliações externas e ao mesmo tempo restringir o trabalho docente. Utilizar avaliações (provas) como única forma de avaliar a aprendizagem dos alunos empobrece o processo de construção pessoal de cada indivíduo. Diversificar as metodologias avaliativas é uma forma de diminuir as desigualdades que o momento estanque fotografado pela avaliação descontextualizada produz, e se configura um desafio a todos nós educadores.

    ResponderExcluir